A Cirurgia Bariátrica no Japão começou a ser realizada faz poucos anos em relação a outros países como por exemplo Estados Unidos e Brasil.
Aliás, em 2015 quando eu comecei a pesquisar sobre o assunto apenas 4 hospitais faziam a cirurgia bariátrica, as opções eram em Tokyo, Osaka, Fuji e Okazaki.
Logo depois muitos outros hospitais começaram a fazer a cirurgia bariátrica no Japão, entretanto ainda surgem muitas dúvidas e dificuldades para obter informações.
Por onde começar? Eu consigo? Custa caro? O Hoken cobre? São tantas dúvidas!
Com o intuito de ajudar todos que buscam informações sobre cirurgia bariátrica no Japão resolvi escrever sobre o assunto.
Existem vários métodos de cirurgia bariátrica, porém o único método coberto pelo hoken (seguro de saúde) é a Gastrectomia Vertical (Sleeve).
Embora tenha a opção de fazer o método Bypass Gástrico, não é coberto pelo seguro saúde.
Não tenho muitas informações sobre o Bypass porque descartei a opção desse método logo na primeira consulta, pois a cirurgia seria muito cara.
A cirurgia é feita por videolaparoscopia.
Tá bom Vivian! Mas o que é isso?
Resumidamente:
São realizadas pequenas incisões, o abdômen é insuflado com gás carbônico e é introduzido uma camera com o intuito de visualizar as estruturas intra-abdominais que passam a ser manuseadas e operadas com o auxílio das pinças especiais para este fim.
Em seguida, o lado da maior curvatura do estômago é removido em torno de 70% à 80%, sendo assim, o estômago ficará mais fino.
Como resultado, a capacidade do estômago será de aproximadamente 100ml.
Além disso, método Sleeve também traz um controle hormonal da fome, pois retira o fundo gástrico onde é produzida a Grelina (um dos hormônios que causa a sensação de fome).
Consequentemente, isso torna o controle do peso depois do procedimento eficaz.
Índice de Massa Corporal.
O cálculo do IMC é feito usando a seguinte fórmula:
peso (kg) ÷ (altura x altura) (m).
Eu adicionei uma Calculadora de IMC aqui para facilitar a vida! rsrs
Calculadora de IMC |
|
Primeiramente deve pedir para o seu médico regular, ou seja, na clinica que vai sempre uma carta de encaminhamento para fazer a cirurgia bariátrica no Hospital da sua preferência.
Alguns hospitais possuem tradutor, por isso eu fiz no Okazaki Shimin Byoin, Hospital Municipal de Okazaki, também porque era o local menos longe da minha casa há 4 anos atrás, posteriormente outros hospitais mais próximos começaram a fazer.
Posso ir sem a carta de encaminhamento diretamente no hospital?
Pode sim, mas terá que pagar uma taxa de ¥ 5.000 no hospital.
Site do Hospital. página onde explica um pouco sobre a cirurgia (em japonês) no link abaixo
https://www.okazakihospital.jp/category/department/minimally-invasive/debulking/
Termos em japonês:
cirurgia bariátrica – genryou shuzutsu 減量手術 ou himan shujutsu 肥満手術
carta de encaminhamento – shoukaijou/紹介状
Não há uma regra exata sobre isso porque depende do tempo que você tem disponível para fazer os exames pré-operatórios.
Além disso a carta de encaminhamento do seu médico acelera o processo e sobretudo depende da avaliação do médico que vai operar.
No meu caso era para eu fazer a cirurgia bariátrica no Japão em 3 meses, mas demorou mais 2 meses porque deu alteração no meu eletrocardiograma e o cardiologista me pediu mais exames e ainda teve o feriado do fim de ano.
No pré-operatório, tem uma série de exames para fazer, como endoscopia digestiva, ultrassom abdominal, eletrocardiograma, RX do tórax, função pulmonar, teste ergométrico, polissonografia (teste de apneia so sono) e exames laboratoriais de sangue, urina e fezes, e poderá ter outros exames para fazer se o médico achar necessário.
Além disso tem passar em consulta com outros especialistas: cirurgião, cardiologista, endocrinologista, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e anestesista.
O médico também vai pedir para perder um pouco de peso, pois alguns quilos a menos podem oferecer melhores condições à anestesia geral e à operação.
O valor da Cirurgia Bariátrica no Japão vai depender da renda familiar.
O Kokumin Hoken ou Shakai Hoken vai cobrir 70% das despesas da cirurgia.
Além disso, pode utilizar o Kougaku Ryouyouhi Seido 高額療養費制度 que é uma ajuda do governo com a finalidade de ajudar nas despesas médicas altas.
Para que receba a ajuda, é necessário preencher o formulário para pedir um papel chamado Gendogaku Tekiyou Nintei Shou 限度額適用認定証, apelidado pelos brasileiros de ¨Hoken Branco¨.
Aliás, a maioria dos hospitais já possuem o formulário e auxiliam no preenchimento e explicam o que deve ser feito, mas em seguida vou dar uma breve explicada.
Para quem possui o Kokumin Hoken, deve levar o formulário preenchido na prefeitura.
Para quem possui Shakai Hoken, pode pedir onde trabalha para que seja encaminhado para o escritório do Shakai Hoken.
Em resumo, entregando o ¨Hoken Branco¨ no hospital, o desconto da ajuda do Kougaku Ryouyohi Seido já estará incluso no valor do pagamento.
Como informado anteriormente, o valor que vai pagar depende da renda, veja a tabela abaixo.
Por exemplo:
Renda mensal de 260.000
Vamos supor que sua conta já com desconto do Shakai ou Kokumin Hoken deu 300.000
Vai pagar apenas 57.600.
Refeições e itens extras como por exemplo fraldas não estão inclusas no desconto, ou seja, vai ter que pagar o valor integral dessas coisas.
Site do Seguro Social no Japão
https://www.kyoukaikenpo.or.jp/g5/cat550/1137-91156
Site do Ministério da saúde no Japão
https://www.mhlw.go.jp/stf/seisakunitsuite/bunya/kenkou_iryou/iryouhoken/juuyou/kougakuiryou/index.html